11 dicas para deixar seu mergulho mais seguro e que todo mergulhador deveria saber

20/11/2018

Quem aqui assistiu Mar Aberto, Mergulho Profundo ou Santuário? Para muitos estes filmes podem ter sido agonizantes, apesar de existir um certo exagero em algumas situações, mas outras são possíveis de acontecer. Mesmo que, proporcionalmente, os acidentes de mergulho são bem menores do que o número de mergulhos operados diariamente no mundo, mas eles existem e por isso pensamos em compartilhar 11 dicas para deixar seu mergulho mais seguro e que todo mergulhador deveria saber. 

1 – Condicionamento físico

Mergulhar requer condicionamento aeróbico, força, flexibilidade e resistência muscular. Seu condicionamento físico deve ser compatível com as demandas do seu ambiente de mergulho.

2 – Condicionamento médico

Você precisa considerar tanto condições médicas crônicas quanto problemas de saúde de curto prazo. A congestão aumenta o risco de barotrauma da orelha e dos seios da face, e mergulhadores em viagem enfrentam, com frequência, problemas gastrointestinais que podem afetar sua saúde e seu vigor em geral. Seja honesto consigo; se você sentir que sua saúde está a menos de 100%, adie o seu mergulho.

3 – Condicionamento mental

Muitas pessoas com problemas cotidianos de ansiedade, medos ou outras dificuldades psicológicas podem mergulhar em segurança. No entanto, se, por qualquer razão, a qualquer momento, você ou seu dupla se sentirem despreparados para entrar na água, cancele o mergulho. 

4 – Treinamento

Certifique-se de que você está treinado para o tipo de mergulho que fará e pratique regularmente suas habilidades básicas, como esgotamento da máscara, flutuabilidade e compartilhamento de ar. Faça uma reciclagem se você se sentir inseguro ou se não tiver mergulhado nos últimos seis meses ou mais.

5 – Manutenção do equipamento

Os mergulhadores devem compreender as capacidades e limitações de seu próprio equipamento, bem como as do equipamento do seu dupla. Faça manutenções regulares do seu equipamento, busque treinamento tanto no seu uso quanto em sua manutenção e incorpore tempo suficiente para familiarizar-se com o equipamento do seu dupla antes de mergulhar.

6 – Planejamento do mergulho

Aprenda sobre os perigos, habilidades específicas necessárias e outros aspectos únicos do seu ponto de mergulho. Leve em consideração a vida marinha perigosa, correntes, temperatura e potencial para mudanças rápidas nas condições meteorológicas ou do mar.

7 – Conheça os recursos locais

Faça uma lista escrita das instalações e recursos de emergência próximos ao seu ponto de mergulho, como hospitais, clínicas, provedores de busca e salvamento e serviços de transporte ou ambulâncias. Mergulhadores acidentados devem ser levados sempre ao serviço médico mais próximo, dado que nem todas a câmaras hiperbáricas estão equipadas para receber diretamente mergulhadores acidentados. Ligue para a DAN somente após ter entrado em contato com o pessoal de emergência local.

8 – Faça treinamento de primeiros socorros

Certifique-se de que suas habilidades de primeiros socorros, ressuscitação cardiopulmonar (RCP) e administração de oxigênio estão atualizadas. Se você não teve a oportunidade de concluir esse treinamento, certifique-se de identificar quem, no seu grupo — talvez um divemaster, companheiro de mergulho ou profissional da área da saúde no ponto de mergulho — possui treinamento.

9 – Leve suprimentos de emergência

É fundamental manter o seu kit de primeiros socorros armazenado adequadamente e com itens dentro do prazo de validade. Você também deve ter certeza de contar com oxigênio suficiente disponível para cuidar de pelo menos um mergulhador acidentado até a chegada do pessoal médico. Obviamente, locais remotos requerem mais oxigênio.

10 – Compartilhe informações

Conte ao seu dupla sobre suas alergias, condições médicas, cobertura de seguros e se você é um associado da DAN. Se você se sentir desconfortável em compartilhar informações pessoais, escreva-as, lacre-as em um envelope e diga ao seu dupla onde ele está. E sempre diga a alguém em terra firme onde você está e a que hora deve retornar.

11 – Fique alerta

Seja um mergulhador alerta. Saiba que, até mesmo quando um mergulhador faz tudo certo, coisas ruins podem acontecer. Não seja pego de surpresa quando elas acontecerem. Um nível maior de treinamento pode trazer calma em meio ao caos.

Por Elton Bastos
Fonte: Guia do Mergulho