th

Instrutor de mergulho encontra baleia-jubarte em Ubatuba

Uma baleia-jubarte foi flagrada em alto-mar na manhã no dia 20 de Julho em Ubatuba, litoral norte de São Paulo. De acordo com Emerson Figueiredo, que gravou o vídeo, o animal chegou a encostar na embarcação em que ele estava.

As imagens foram feitas por volta das 9h, perto da Ilha da Selinha. Emerson costuma passar por aquela área durante suas atividades. Ele é instrutor de mergulho em Ubatuba e disse que é comum ver animais neste ponto, que é mais distante do continente.

Ele se surpreendeu com a espécie avistada.“Já tinha visto outros animais, outras espécies de baleia, mas nunca a jubarte. Então eu vi a baleia de longe e resolvi me aproximar para filmar, acabei chegando bem perto. Na hora eu fiquei até com medo dela entrar debaixo e o barco virar”, afirma.

Apesar de despertar o interesse da população, a aproximação pode trazer riscos para o ser humano e também para as baleias. O oceanógrafo do Aquário de Ubatuba, Hugo Gallo, explica que o animal poderia ter se machucado na hélice do barco ou então virado a embarcação.

Fonte: G1