Auxilie seu cliente na aquisição de roupas de mergulho

22/09/2021

Assim como clientes de qualquer outro produto ou serviço, quem compra roupas de mergulho também está à procura da melhor solução.

No artigo de hoje vamos falar sobre as melhores práticas de como atender pessoas que querem comprar roupas de mergulho.

Roupas de mergulho: Vendendo mais e melhor

O que todo empreendedor ou comerciante deseja é sempre vender mais de seus produtos ou serviços.

Para isso, é necessário que ele esteja sempre atento às demandas do seu público-alvo.

Ou seja, antes de vender mais, é preciso aprender a vender melhor, especialmente para aqueles que já são clientes.

Mas você deve estar se perguntando: “como vou vender melhor?”, ou, “o que faço para vender melhor?”.

Para essas perguntas, você deve se perguntar, antes, para quem e por que você vende alguma coisa?

Independentemente de quem seja, o comprador está sempre em busca de uma solução para um problema ou uma dor.

Ainda que isso seja fruto não de uma necessidade, mas de um desejo, quem compra quer sua demanda resolvida por alguém.

Por outro lado, o vendedor é aquele que se dispõe a resolver essa demanda, e se compromete a isso.

No caso de roupas de mergulho, por exemplo, são muitos os motivos que levam alguém a efetuar uma compra.

Entre essas razões, temos:

  • Profissionais;
  • Para fins de entretenimento;
  • Turismo;
  • Lazer.

Quem compra roupas de mergulho pode estar em busca dos materiais por qualquer uma dessas opções.

E se você vende roupas de mergulho, deve estar atento às especificidades de cada pessoa que quer comprar de você.

Como faço para vender mais e melhor?

São muitas as tarefas para o bom vendedor de roupas de mergulho, do primeiro contato à revenda.

Estamos falando de produtos, comunicação, marketing, vendas, pós-venda, entre muitas outras ações importantes.

Produtos

Hoje em dia é difícil um produto de qualidade permanecer numa prateleira por muitas semanas.

Com o avanço da internet, as pessoas hoje têm à disposição muitas informações sobre o que se vende por aí.

Sejam em lojas físicas ou virtuais, o consumidor tem muito mais poder de decisão sobre o que fazer com o seu dinheiro.

Não raras vezes ele prefere pagar um preço maior por um produto que ele sabe que o atenderá melhor.

Ter bons produtos, como roupas de mergulho de marcas diferenciadas, testadas e aprovadas, é um diferencial.

Você precisa dispor dos mais variados tipos de roupas de mergulho, como neoprene, roupa semi-seca e roupa seca, de acordo com o seu público alvo.

Mergulhar não é uma atividade de baixo custo, sendo assim, os praticantes da modalidade podem optar por pagar preços justos em produtos melhores.

Tenha sempre à disposição as roupas de mergulho e os equipamentos mais bem conceituados do mercado.

Além de aumentar suas chances de venda, isso fará com que seu cliente fique satisfeito com aquilo que adquiriu.

Conheça seu público-alvo

Em primeiro lugar, é importante que você conheça seu público-alvo, ou seja, quem pode comprar de você.

Público-alvo é um grupo de pessoas que têm maior probabilidade de fechar negócio com determinado vendedor.

Bombeiros, mergulhadores profissionais e recreacionais, pescadores subaquáticos, surfistas, pilotos de jet ski e oceanógrafos, por exemplo, estão entre seus principais públicos.

É claro que além deles pode haver muitos outros, mas conhecer quem são os principais é fundamental.

Assim, toda a sua energia é canalizada para entender e compreender o que esse público espera encontrar em sua loja.

Todas as suas estratégias, de comunicação à vendas, devem ser voltadas a agradar e satisfazer a esse público.

Conhecer cada vez mais os clientes em potencial é uma tarefa árdua no início, mas depois você terá muitas informações à disposição.

Um banco de dados atualizado sobre os clientes, incluindo seus desejos e necessidades, é essencial.

Com essas informações você descobre, entre outras coisas:

  • Quem ele é;
  • Onde ele mora;
  • Do que ele gosta;
  • Quais os seus hobbies;

Além disso, quais as suas marcas preferidas de roupas de mergulho, e quanto ele está disposto a pagar por elas.

Veja como essas informações podem te ajudar na hora de efetuar a venda certa, do melhor produto, para o cliente ideal.

Marketing e comunicação

Agora que você já sabe para quem vende, é hora de pensar no planejamento estratégico do marketing e da comunicação.

Estamos falando de propagandas, anúncios, promoção de vendas, publicidade, e qualquer outro instrumento para conversar com seu público.

Mostrar sua cara é fundamental, especialmente quando se trata de um nicho de mercado, como são os compradores de roupas de mergulho.

São pessoas que pesquisam antes de comprar o que precisam, e levam em conta a qualidade do produto que escolhem.

Falar a língua do cliente é saber exatamente o que ele precisa e, por isso, um banco de dados é essencial.

Saber explicar sobre os produtos que você está vendendo é um diferencial e tanto, e demonstra expertise no assunto.

É preferível comprar roupas de mergulho e outros equipamentos específicos de alguém que sabe do que está falando.

A confiança é a base de todo relacionamento entre vendedor e comprador, e você precisa provar que conhece aquilo que vende.

Roupas de mergulho não são itens tão comuns, então, estudar e saber do que são feitos e para que servem cada um deles, é muito importante.

Dessa forma, você poderá prestar um atendimento diferenciado e personalizado para cada cliente.

Seja alguém que está apenas dando os primeiros mergulhos no mundo subaquático, seja ele um mergulhador profissional.

Atendimento e pós-venda

Nada melhor que se sentir em casa enquanto você faz uma compra, certo?

O atendimento é uma peça-chave no relacionamento entre vendedor e comprador.

Equipamentos e roupas de mergulho são itens muito específicos, vendidos para um determinado nicho de mercado.

Os integrantes deste segmento sabem bem o que querem comprar, e quanto irão gastar.

Dificilmente a concorrência será ganha no preço, já que, como dissemos anteriormente, essas pessoas podem até pagar mais caro por bons produtos.

Sendo assim, o que pode diferenciar sua loja das demais? Como você pode ser a preferência do público?

A resposta mais prática é o atendimento de qualidade, eficiente, funcional e extremamente cordial.

Dispor de bons produtos são a base do seu negócio, entretanto, é o atendimento que fará a diferença.

E, diferentemente do que se pode imaginar, o atendimento não termina no momento em que seu cliente sai da loja.

O pós-venda é um fator imprescindível, e se você pretende fidelizar aquele cliente, é uma estratégia que não pode faltar.

Seu cliente pode ter comprado apenas roupas de mergulho. Mais tarde, porém, ele pode voltar para adquirir outros itens.

Entre em contato com ele para obter mais informações. Você pode perguntar, entre outras coisas:

  • Como foi o atendimento, independentemente se físico ou virtual?
  • O produto atendeu às expectativas?
  • O preço pago pelas roupas de mergulho estava dentro do esperado?
  • Voltaria a fazer novas compras em sua loja?
  • Indicaria sua loja para amigos, colegas e familiares?

Esses são importantes indicadores, que podem demonstrar como sua performance de vendedor de roupas de mergulho está evoluindo.

Esse questionário pode ser feito através de redes sociais, como WhatsApp, e-mail, telefone, ou outro meio que achar mais apropriado.

Porém, é sempre importante lembrar que o vendedor não pode ser insistente e correr o risco de prejudicar a imagem da marca ou da loja.

Não compensa encher a caixa de entrada de emails do seu cliente com informações ou pedidos se ele não estiver respondendo.

Assim como a publicidade e o atendimento, o pós-venda também precisa ser feito com cautela e parcimônia.

Água Rara: um parceiro para todas as horas

Somos um dos mais importantes comércios de equipamentos e roupas de mergulho do Brasil.

Nossa caminhada, assim como a de todo empreendedor, também não foi fácil.

Sendo assim, e sabendo da dificuldade que muitos dos nossos parceiros enfrentam, resolvemos ajudar.

Além de oferecer ótimos produtos para todos os clientes, a Água Rara também pode te ajudar na prospecção de novos clientes.

Assim como no mar, o mundo das vendas e dos negócios também não permite erros.

Então, conte com quem mais entende de equipamentos e roupas de mergulho certos para você alcançar suas metas sem contratempos.

Sofisticação, inovação, emprego de ciência e tecnologia para o desenvolvimento de produtos, e a parceria que você precisava.

Roupas de mergulho de neoprene, confeccionadas com a expertise de quem é atuante no mercado há 15 anos.

A Água Rara é sinônimo de segurança, conforto e qualidade para todos aqueles que querem chegar às águas mais profundas.

Acesse nosso site, e solicite agora mesmo uma cotação das nossas roupas de mergulho, e de todos os nossos artigos.

 

Referências:
https://ibraimgustavo.com/2021/04/21/relacionamento-com-o-cliente-como-esta-o-seu-pos-venda/