Saiba porque o Litoral Catarinense é escolhido para mergulhos esportivos

16/08/2021

Mergulhar é uma atividade extremamente prazerosa, e mergulhos no litoral catarinense são ainda mais especiais.

Os mergulhos no litoral catarinense permitem descanso, relaxamento, além da possibilidade de observar lindas paisagens.

Por que mergulhar faz bem?

O mergulho é uma atividade extremamente versátil, podendo ser realizada com o objetivo de entretenimento e diversão, relaxamento e descanso, esportiva, e até mesmo profissional.

Independentemente de qual seja a escolha do praticante, o mergulho traz inúmeros benefícios à saúde.

E quando falamos em saúde, citamos a saúde física, a saúde mental mental e a saúde emocional.

Em se tratando de saúde física, o mergulho é uma atividade que depende de esforço muscular e técnicas de respiração.

Além disso, é necessário o trabalho de fortalecimento e estabilização do core, a musculatura do abdômen, lombar, pelve e quadril.

Essas características, aliadas a outras, como a mobilidade corporal e a capacidade aeróbica, fazem do mergulho uma prática extremamente saudável para o corpo.

E muito mais que saúde física, o mergulho agrega benefícios também às saúdes mental e emocional.

A prática é ideal para tirar um tempinho para relaxar o corpo e descansar a mente, aproveitando belíssimas paisagens subaquáticas.

Um dos grandes prazeres de mergulhar encontra-se, justamente, na ocasião de encontrar imagens maravilhosas e vida debaixo d’água.

Conhecer a profundidade e os encantos naturais de rios, lagos e mares traz conforto e mansidão.

Mergulhos mais longos e profundos permitem, ainda, que o indivíduo tenha contato mais interior consigo mesmo, ouvindo seu próprio respirar enquanto mergulha.

A visão que ele pode ter é das mais belas e agradáveis, tendo contato com a vida marinha, como peixes, crustáceos e plantas.

Tipos de mergulho

Existem ao menos três tipos de mergulhos diferentes, e cada um possui uma característica distinta.

São eles:

  • Mergulho autônomo (com oxigênio)
  • Mergulho livre (com snorkel e do tipo apneia)
  • Mergulho profissional

Para melhor entendimento, vamos falar sobre cada um deles mais detidamente:

Mergulho autônomo (com oxigênio)

O mergulho autônomo é aquele praticado nas atividades recreativas subaquáticas, e pode ser realizado em rios, lagos e mares.

A prática desse tipo de mergulho necessita do uso de aparelhos de respiração complexos, como os cilindros de mergulho.

Outros equipamentos, como profundímetro, manômetro e o colete equilibrador, também são necessários, e um treinamento específico é realizado previamente.

O mergulho autônomo é indicado para atrações turísticas, como conhecer embarcações e cidades naufragadas e cavernas.

Mergulho livre (com snorkel e do tipo apneia)

Existem duas modalidades distintas de mergulho livre: com snorkel e do tipo apneia.

O primeiro deles, também conhecido como snorkeling, é realizado em águas mais rasas, como piscinas naturais e rios.

São poucos os equipamentos necessários para se praticar esse tipo de mergulho, e o praticante deve levar apenas o snorkel, a máscara e as nadadeiras.

Essa modalidade permite que o indivíduo faça pequenos e mais curtos mergulhos, além de nadar de olhos abertos debaixo da água.

Já o mergulho do tipo apneia é realizado em piscinas e em banhos de mar, sem o uso de equipamentos para respiração.

O ato de prender a respiração enquanto mergulha é o que caracteriza esse tipo de mergulho.

A qualidade do mergulho e a sua duração variam a depender da capacidade que o mergulhador possui em reter o ar em seu pulmão.

Apesar de haver nadadores profissionais capazes de ficar até mais de 05 minutos submerso, a média das pessoas é realizar um mergulho do tipo apneia por até 02 minutos.

Mergulho profissional

O mergulho profissional é, como o próprio nome indica, destinado apenas a pessoas que têm a prática como atividade profissional.

Entre esses profissionais podemos citar pesquisadores e oceanógrafos, construtores de plataformas de petróleo e hidrelétricas, salva-vidas e bombeiros, entre outros.

O mergulho profissional muitas vezes envolve riscos, portanto, treinamentos especiais devem ser realizados antes de se praticar essa modalidade.

O que é preciso avaliar ao escolher um lugar para mergulhar?

Algumas questões devem ser consideradas na hora de escolher um bom lugar para mergulhar.

São inúmeros os motivos que levam alguém a selecionar um ou outro local, como quando há um propósito profissional específico.

Entretanto, quando falamos em mergulho por entretenimento, diversão ou lazer, devemos levar em conta:

  • O clima do local escolhido e a temperatura da água;
  • Melhor época para viajar e mergulhar;
  • A capacidade técnica e experiência da equipe de mergulho.

Essas são algumas das condições que o praticante precisa ter em mente para o seu mergulho.

Conhecer previamente essas características pode ajudá-lo a evitar riscos ou possíveis problemas.

A escolha da roupa e do equipamento adequado para o mergulho podem ter relação direta com a temperatura da água e a época do ano escolhida para mergulhar.

A escolha deve levar em consideração se a água e a região tem temperaturas mais quentes ou mais amenas.

Isso também tem relação com a época do ano em que se deseja viajar para fazer o mergulho.

Apesar de a adaptação à temperatura ser um fator pessoal, e muito subjetivo, vale a pena salientar que o conforto na hora de mergulhar deve ser levado em conta também.

A prática deve ser, antes de tudo, prazerosa e muito satisfatória, gerando no indivíduo sensação de bem-estar.

E, por fim, a capacidade da equipe técnica e a experiência dos profissionais que vão acompanhar o mergulhador também são fatores essenciais.

O mergulho é uma atividade que pode ser realizada por qualquer tipo de pessoa, mesmo as que têm menos ou nenhuma experiência.

Sendo assim, é fundamental que a equipe que acompanha o mergulhador seja responsável e tenha plena aptidão para guiar a atividade.

Litoral catarinense: quais as melhores praias para mergulhar?

Reconhecidamente como um dos melhores pontos de mergulhos do sul do Brasil, o litoral catarinense se destaca por sua beleza natural e aconchego.

As praias da região são simplesmente perfeitas para todo tipo de mergulho, do livre ao autônomo, e até mesmo ao profissional.

Reservas biológicas marinhas, enseadas, costões, ilhas e praias fazem parte do cardápio de escolhas de mergulhos no litoral catarinense.

Costa Verde Mar

Essa região possui lindas e paradisíacas paisagens subaquáticas, como Bombinhas, Penha e Porto Belo, perfeitas para mergulhos no litoral catarinense.

Nesta região você encontra pontos como a Ilha do Arvoredo, onde o mergulhador pode atingir até 30 metros de profundidade em sua prática.

A vastidão da biodiversidade marinha da ilha traz espécies como garoupas, polvos, arraias, lulas, tartarugas, golfinhos, e até mesmo pinguins e baleias.

Já na Ilha do Macuco é possível observar o Navio Orion, que naufragou no local em 1915, e hoje é uma grande atração turística.

A ilha de Porto Belo possui seis trilhas subaquáticas mapeadas, que levam os praticantes aos mais lindos pontos de observação da fauna marinha local.

Ali, pessoas que não têm prática no esporte e até mesmo crianças podem curtir as trilhas submarinas com acompanhamento de monitores.

Grande Florianópolis

Uma das mais belas regiões do país concentra também lindas paisagens subaquáticas, como a Ilha das Aranhas e seus mergulhos emocionantes.

Nos costões rochosos de paredes íngremes, os mergulhadores mais experientes podem atingir os 30 metros de profundidade.

Se você é daqueles que gosta de peixes, o aquário da Ilha Mata-Fome, e suas águas cristalinas que permitem ótima visibilidade, é a pedida certa.

Nesta localidade é possível observar muitos peixes coloridos e corais, além de desfrutar de uma cordilheira de pedras que se estende até 18 metros de profundidade.

Nesta região há ainda outras opções, como a Costa da Praia do Matadeiro, a Prainha da Barra da Lagoa, e as ilhas do Xavier e do Campeche.

Além destas duas grandes regiões, podemos citar também as ilhas do Coral e Moleques do Sul, e Ilhote do Siriú, todas em Garopaba.

Além de Joinville, conhecido como o Caminho dos Príncipes, com escolas credenciadas que realizam operações de mergulhos em diversas localidades, como:

  • São Francisco do Sul;
  • Barra do Sul;
  • Penha/Piçarras;

Esses são os melhores pontos para a prática de mergulhos no litoral catarinense, tanto no estilo livre como autônomo.

E se você gostou dessas informações, e quer saber mais sobre mergulhos no litoral catarinense ou outras novidades, não deixe de acompanhar nosso blog.