3 dicas para um mergulho radical

26/07/2022

Mergulhar é um excelente esporte e pode ser visto por muitos como um ótimo entretenimento. Mas, para quem gosta de ir mais fundo e se aventurar, o mergulho radical é a modalidade que mais atrai os profissionais. Diferente dos mergulhos iniciantes, aqui é preciso ter mais experiência, pois a profundidade é maior, assim como os desafios. Confira agora 3 dicas para um mergulho radical seguro.

Profundidade maior, desafios maiores

A recomendação é que o praticante não ultrapasse os 40 metros de profundidade devido à alta pressão. Também é preciso utilizar equipamentos de respiração, proporcionando que o mergulhador consiga passar mais tempo explorando o fundo do mar. Quanto mais fundo a pessoa vai, mais difícil se torna e, por isso, ainda mais experiência é necessária para controlar a respiração com o equipamento, os movimentos e a própria mente.

Foto Chase Baker Unsplash

3 dicas para um mergulho radical: equipamentos adequados são essenciais

É claro que para qualquer modalidade de mergulho, desde a mais simples que até crianças podem fazer, até o mergulho radical em águas profundas, é preciso usar o equipamento adequado e de alta qualidade, pois ele trará segurança ao praticante e também mobilidade.

No mergulho radical, as roupas de neoprene fazem toda a diferença. São leves, garantem uma maior mobilidade, além de promover proteção térmica e contra possíveis acidentes, como cortes.

Além da roupa, é necessário utilizar outros equipamentos. São eles: colete equilibrador, que permite uma flutuabilidade ideal para o mergulhador; cilindro de ar comprimido, que armazena todo o ar que será respirando enquanto estiver debaixo d’água; regulador para reduzir a pressão com que o ar sai; e o octopus, outro regulador que fica junto ao colete e traz mais segurança ao praticante.

Entre as 3 dicas para um mergulho radical, é preciso lembrar ainda do profundímetro e do manômetro, instrumentos que devem ser sempre checados durante o mergulho. O primeiro para indicar a profundidade que o mergulhador já está e, o segundo, aponta a quantidade de ar que ainda resta no cilindro. Outro item importante é o lastro, um peso de chumbo que é usado para compensar a flutuabilidade, já que a roupa de mergulho ajuda na flutuação. O lastro serve como um peso, que permitirá controlar melhor sua navegação.

A máscara de mergulho e as nadadeiras também não podem faltar para que sua experiência seja inesquecível. Não esqueça de consultar um profissional qualificado para indicar todos os equipamentos necessários ideais para você e de escolher produtos de qualidade. Aqui na Água Rara temos todos os itens para seu mergulho com segurança. Nossas peças de neoprene também podem ser personalizadas para atender suas necessidades.

Leia também

6 Dicas para conservar melhor as roupas de mergulho

Conheça os equipamentos ideais para cada modalidade de mergulho

6 destinos de férias para mergulhadores

Foto Visua Hunt

Confira alguns lugares paradisíacos para praticar o mergulho radical

Agora, vamos te indicar destinos ideias para completar as 3 dicas para um mergulho radical. O Havaí é o sonho de consumo de muitos mergulhadores, não é mesmo? O que não faltam são opções incríveis. Uma delas é o navio naufragado que fica no Sea Tiger, próximo de Waikiki e Honolulu. O ponto é uma das atrações mais buscadas, já que além de todas as belezas naturais, o mergulhador poderá ver de perto um navio naufragado, fazendo literalmente um mergulho na história.

Uma ótima opção também para quem quer se encantar com toda a beleza que existe no fundo do mar, fica no Oceano Índico, entre a África e Ásia. Estamos falando do Mar Vermelho, que possui águas mornas e límpidas, o que promove uma melhor visão. São mais de 200 tipos diferentes de barreiras de corais e uma profundidade de até 300 pés. Se prepare para encontrar também diversos tipos de peixes, arraias, tartarugas e até tubarões.

A Indonésia, sendo o maior arquipélago do mundo, também é um dos pontos mais procurados. São mais de 17 mil ilhas no país, com mais de 3 mil espécies de peixes, além dos corais de tirar o fôlego e golfinhos. O mergulhador ainda pode encontrar um vulcão submarino. O que não faltam são pontos inesquecíveis para o mergulho radical, cada um com seus belezas e características únicas.

E você, já praticou o mergulho radical? Anotou todas as 3 dicas para um mergulho radical incrível e seguro? Quais lugares indicaria para quem está se preparando para ir ainda mais fundo no esporte? Escreva nos comentários, e se precisar de equipamentos de qualidade para sua prática, entre em contato conosco! Nossa equipe é especializada e ficará feliz em ajudar.