6 dicas para conservar melhor as roupas de mergulho

29/03/2022

Para ajudar a manter a durabilidade com qualidade, hoje preparamos 6 dicas para conservar melhor as roupas de mergulho. São recomendações simples, mas que vão te ajudar a prolongar o uso da peça. Confira!

Lavar a peça com água doce é muito importante

Uma roupa de mergulho de qualidade é feita para durar em média 5 anos, mas é preciso sempre seguir as instruções de uso e manutenção. Um cuidado muito importante para se fazer depois de usar a roupa de mergulho, é lavar com água doce, fazendo a imersão completa da peça. Você deve deixar de molho. Isso faz com que o sal da água do mar, assim como o cloro ou outros resíduos, dependendo do local de mergulho, saia completamente da roupa, ajudando a prolongar sua durabilidade. É recomendado o uso de sabão neutro ou produtos específicos para roupas de mergulho e água fria ou morna, mas evite usar água quente, porque isso faz com que a peça perca a flexibilidade. Se você estiver longe de casa e não puder fazer esse processo logo, ainda assim tente enxaguar a peça com água doce e tirar o máximo possível da sujeira até chegar em casa.

Para secar, use um cabide adequado e fuja do sol

Todo mundo adora o sol para secar roupas, não é mesmo? Porém, se você precisa secar a sua roupa de mergulho é preciso pensar em alguns cuidados e um deles é fugir do sol. As roupas de mergulho de neoprene precisam secar totalmente na sombra. Entre as 6 dicas para conservar melhor as roupas de mergulho, é preciso também anotar essa: utilize cabides especiais, adequados para roupas de mergulho, assim, a peça vai secar mais rápido e não ficará marcada. Se for utilizar um varal para estender a roupa de mergulho, vire a peça do avesso e, como falamos anteriormente, longe do sol.

6 dicas para conservar melhor as roupas de mergulho: não utilize joias ou objetos cortantes com a roupa de mergulho

Entre as 6 dicas para conservar melhor as roupas de mergulho, essa com certeza não poderia ficar de fora, pois é bem comum que a pessoa acabe danificando sua roupa de mergulho dessa forma. É preciso ficar muito atento na hora de vestir sua roupa de mergulho e lembrar de tirar os brincos, pulseiras, joias de uma forma geral e outros objetos que possam acabar danificando o tecido. As roupas são bem justas, por isso, vista-as com cuidado e paciência. Cuide também com as unhas.

 

Leia também

Os 7 melhores locais de mergulho do Brasil

Cuide da sua pele após atividades aquáticas

Os esportes aquáticos como aliados da sustentabilidade

 

Lembre-se de fazer inspeções periódicas nas peças é mais uma das 6 dicas para conservar melhor as roupas de mergulho

Uma boa dica de conservação da sua roupa de mergulho é fazer inspeções regulares, dessa forma poderá perceber com antecedência se tiver algum problema como uma costura solta, um rasgo, etc. Procure olhar com muita atenção para os detalhes e para as costuras, assim, será mais fácil solucionar o problema.

Entre as 6 dicas para conservar melhor as roupas de mergulho, tenha bastante cuidado ao guardar sua peça

Já falamos sobre como lavar a peça e qual a melhor forma para deixá-la secando, mas entre as 6 dicas para conservar melhor as roupas de mergulho, uma que não pode faltar é a forma como você deve guardar sua roupa de mergulho depois que ela estiver limpa. Você pode guardar a peça de neoprene em um cabide no guarda-roupa ou dobrá-la, mas com cuidado. Se a sua roupa de mergulho tiver uma espessura mais grossa, entre 5 e 7 milímetros, o ideal mesmo é guardar em um cabide, para não deixar marcas. É importante também ficar atento à temperatura. A roupa de mergulho deve ficar em um local sem picos de calor ou frio, isso ajuda a conservar melhor.

Não passe sua roupa de mergulho e cuide com as manchas

Assim como você não pode lavar com água quente, também não pode, em hipótese alguma, passar sua roupa, pois o calor do ferro irá danificar a vestimenta. Outra dica importante é evitar ao máximo manchar a roupa de mergulho com óleo, solventes químicos, gasolina, etc., porque essas manchas não vão mais sair da sua peça de neoprene e vai danificar a roupa.

As dicas são simples e, se seguidas à risca, você terá sua roupa de mergulho por muitos anos. Como são orientações simples, ás vezes as pessoas acabam esquecendo, negligenciando e estragado a roupa.

E aí, gostou das sugestões? Você já usava algumas delas? Se tiver mais dicas de cuidados com a roupa de mergulho, compartilhe com a gente nos comentários.

Navegue pelo blog da Água Rara, aqui o que não faltam são conteúdos especiais sobre o universo do mergulho, assim como em nossas redes sociais. Esperamos por você!