8 Dicas para melhorar sua respiração durante o mergulho

19/12/2018

9 entre 10 mergulhadores está sempre buscando melhorar seu consumo de ar durante seus mergulhos , certo? Por isso, o pessoal da IPA DIVE preparou este post com 8 dicas para melhorar sua respiração durante o mergulho.

1. Condicionamento físico – exercícios cardiovasculares melhoram sua circulação sanguínea, diminuem seus batimentos cardíacos em repouso ou durante atividades físicas. E isso reflete na sua respiração durante o mergulho, conseguindo respirar sem ficar ofegante durante nados contra uma eventual correnteza. Veja estes posts sobre atividades físicas e exercícios práticos e rápidos para mergulhadores.

2. Respiração lenta e profunda – junto com o condicionamento físico, dominar a respiração correta durante o mergulho fará seu consumo diminuir muito. Inspire por 2 ou 3 segundos, sem encher totalmente seu pulmão, e depois expire lentamente por 8 à 12 segundos. Veja um exercício de respiração no final deste post.

Dicas para melhorar seu consumo de ar no mergulho3. Relaxe e vá devagar – o mergulho recreativo é para ser algo prazeroso e relaxante, porém alguns mergulhadores parecem estar disputando os 100 metros “profundos”! Bata suas nadadeiras devagar e faça movimentos lentos. Evite esforços desnecessários e, se precisar fazê-los, tente diminuir o ritmo logo em seguida e até pare um pouco para descansar. Indo devagar você conseguirá notar muito mais pequenos peixes e, quem sabe, encontrar um cavalo-marinho!!!

4. Não use as mãos – use suas nadadeiras! Nadar com as mãos não é eficiente como suas grandes nadadeiras. Você acabará gastando muita energia e ar para nadar poucos metros com suas mãos. A única exceção é usar as mãos para “escalar” pedras para conseguir vencer alguma correnteza, porém muita atenção com corais e outros animais que se camuflam ou se escondem nas pedras!

5. Tenha seu próprio equipamento – ter seu próprio colete equilibrador, nadadeiras, roupa de exposição, regulador e demais equipamentos vai te deixar mais confortável durante seus mergulhos. Ao alugar esses equipamentos você pode ficar desconfortável, ficar um pouco desequilibrado e até mesmo nadar numa posição incorreta. O regulador pode ser de uma qualidade ruim ou estar um pouco desregulado forçando você fazer mais esforço para respirar. Esses pequenos desconfortos se refletirão num consumo maior do seu ar.

Dicas para melhorar seu consumo de ar no mergulho6. Excesso de lastro – mais peso exigirá um pouco mais de esforço físico em alguns momentos do seu mergulho. Você também terá que encher muito mais o seu colete com ar para conseguir ficar neutro. Outro fator que pode fazer você consumir mais ar é que o peso extra pode fazer você nadar inclinado, gerando mais arrasto e aumentando seu esforço físico.

7. Roupa de exposição correta – o frio fará com que você gaste mais energia fazendo que você necessite de mais ar. Lembre-se que na água perdemos calor até 20 vezes mais rápido que no ar, então certifique-se de usar a roupa de exposição correta para cada temperatura da água e que o tamanho seja correto para seu corpo.

Dicas para melhorar seu consumo de ar no mergulho8. Perfil hidrodinâmico – não deixe seus equipamentos soltos e tente reduzir o tamanho deles. Além dos equipamentos soltos gerarem mais arrasto eles também podem prender em algum lugar ou até mesmo prejudicar a vida marinha. Então prefira equipamentos mais compactos e prenda-os bem próximo do seu corpo!