6 dicas de mergulho para iniciantes

20/06/2022

Conhecer as maravilhas escondidas no fundo do mar através do mergulho é o sonho de consumo de muita gente. E, provavelmente, deve ser o seu, já que entrou neste blog a procura de dicas. Então, pode ficar tranquilo, você está no lugar certo! Hoje separamos 6 dicas de mergulho para iniciantes que vão ajudar a tirar esse sonho do papel.

1 – Comece devagar e conheça modalidades de treinos de mergulho para iniciantes

Sim, sabemos que você já quer se aventurar no fundo do mar e descobrir os tesouros escondidos, mas, antes de tudo, é preciso ir com calma! O começo é a base do ensinamento para entender melhor sobre essa prática. Por isso, não pule etapas e curta cada novo aprendizado. Para começar as 6 dicas de mergulho para iniciantes, recomendamos uma das modalidades indicadas para quem nunca mergulhou: o mergulho de batismo. As atividades são feitas em locais próprios e com profissionais especializados que irão realizar um treinamento prévio com todas as dicas de segurança e técnicas de mergulho. Outro tipo ideal para iniciantes é o Discovery Scuba Diving, um programa de introdução ao mergulho autônomo. Um profissional qualificado da PADI (Professional Association of Diving Instructor) passará as dicas sobre comunicação embaixo da água, funcionamento dos equipamentos, etc. Esta modalidade normalmente é dividida em duas partes: a primeira, em uma piscina para o aluno aprender as técnicas de respiração através do equipamento e a segunda, que é realizada no mar, com profundidade máxima de 12 metros, porém já proporciona uma ótima experiência para iniciantes.

Imagem de mergulhador pulando na água para ilustrar post sobre 6 dicas de mergulho para iniciantes

2 – Vai mergulhar? Então não esqueça do check-up

Uma das 6 dicas de mergulho para iniciantes com certeza é esta! Se está pensando em mergulhar, é preciso saber se a saúde está em dia. Por isso, tire um tempinho para fazer um check-up geral e, se o médico liberar para a atividade, você irá mergulhar com menos preocupação. Afinal de contas, descobrir que você não pode mergulhar quando já estiver no fundo do mar não é uma boa opção, não é mesmo?

3 – Entre as 6 dicas de mergulho para iniciantes, se hidrate, mas não use bebida alcoólica ou alimentos pesados

Antes e depois do mergulho é muito importante estar hidratado. Dessa forma, ingira muita água, mas fique bem longe de bebidas alcoólicas, pois você precisa ter 100% da sua atenção focada no momento do mergulho, tanto para aproveitar ao máximo a experiência e as belezas que o fundo do mar proporciona, quanto para ter mobilidade e cuidado com os riscos e acidentes. É imprescindível também manter uma alimentação saudável e mais leve antes da prática. Assim, você estará pronto para mergulhar sem se preocupar em acabar passando mal por uma indigestão.

4 – Utilize equipamentos de qualidade

A quarta dica da nossa lista de 6 dicas de mergulho para iniciantes é também uma das mais importantes. O uso de equipamentos adequados e de qualidade farão toda a diferença na sua experiência. Aqui, na Água Rara, temos roupas de neoprene de altíssima qualidade e para todas as idades. Essas roupas mantêm a temperatura do corpo, possibilitam maior mobilidade debaixo da água, além de proteger de possíveis acidentes, como cortes. Você também irá precisar de máscara de mergulho e cilindro de ar, se o seu mergulho for o autônomo. Ou de snorkel e nadadeiras, se for o livre, com nadadeiras. Todos os equipamentos que utilizar precisam ser de alta qualidade, tanto pela durabilidade, que será maior, quanto para sua própria segurança. Então não dispense essa dica! E não negligencie a manutenção dos equipamentos, mantenha em dia e bem cuidado.

Leia também

Conheça os equipamentos ideais para cada modalidade de mergulho

Qual a melhor época do ano para praticar mergulho?

6 dicas para conservar melhor as roupas de mergulho

5 – Conte com profissionais qualificados como mais uma das 6 dicas de mergulho para iniciantes

Se pretende mergulhar, é importante observar todas as 6 dicas de mergulho para iniciantes dessa lista e, esta, com certeza, deve ser levada muito a sério. Você estará entrando em um universo desconhecido, que exige um treinamento mínimo e orientação profissional dedicada. É preciso ter calma e muita atenção, tanto para aproveitar a experiência, quanto para não acabar entrando em uma enrascada. Jamais tente mergulhar sozinho se você não está habilitado para isso, com certeza não irá dar certo. Procure alguém que sabe o que está fazendo e que seja qualificado a ser instrutor, dessa forma, seu sonho de mergulhar será uma experiência segura e incrível.  

6 – Quer se especializar? Procure um curso de mergulho

Se você quer algo mais aprofundado e sonha em um dia poder mergulhar sem a ajuda de um instrutor, o curso de mergulho é a opção para você. Diferente das opções de cursos de mergulho para iniciantes que citamos no início, no curso de mergulho profissionalizante você irá ter aulas teóricas sobre conceitos de mergulho, equipamentos, etc. Já a parte prática consiste em aulas na piscina com o apoio de instrutores para aprender como montar equipamentos, técnicas de respiração e todos os detalhes para preparar você para a última etapa: o mergulho no mar. Os cursos não são muito longos, geralmente com duração de cinco dias. No final, você receberá um certificado que garantirá sua aptidão para mergulhar em qualquer lugar do mundo sem a necessidade de um instrutor. Mas atenção! Esse curso garante que apenas você possa mergulhar sem um instrutor, não o torna um deles. Então, você não pode ensinar outras pessoas ou levar outros para mergulhar como se fosse um profissional habilitado.

Gostou das 6 dicas de mergulho para iniciantes? Escreva nos comentários quando você pretende começar a mergulhar!